Era uma casa muito engraçada

Na badalada Punta del Este, Uruguai, encontra-se a Casapueblo. Originalmente projetada para ser a casa de verão do seu idealizador/construtor, o artista plástico uruguaio Carlos Vilaró, o lugar lembra uma construção grega e hoje se transformou numa verdadeira escultura que reúne museu, loja, galeria de arte, restaurante e hotel.

O local teve a construção iniciada em 1958 para ser o ateliê de Carlos Vilaró. Originalmente de madeira, foi coberta com cimento dois anos depois. Toda feita a mão pelo artista, a Casapueblo hoje é um dos símbolos turísticos do Uruguai.

Situado em Punta Ballena , a 13 km do centro de Punta del Este, o o Club Hotel Casapueblo dispõe de 72 apartamentos com suas sacadas voltadas para o Rio da Prata.

Com toda certeza a Casapueblo desperta um sentimento único. Permita-se seduzir pelas ondas que envolvem esta belíssima obra de arte, e deslumbre-se com incríveis imagens do pôr do sol.

Carlos Vilaró, uruguaio, está presente em todos os campos das artes plásticas que lhe chamam atenção. Desde tapeçaria, cerâmica, arquitetura, pintura e escultura. Ele tem uma ligação muito forte com o Brasil e uma forte influência africana em suas obras.

Uma curiosidade que mostra a ligação dele com o Brasil, é que a inspiração para um sucesso musical de Vinícius de Moraes, A Casa, foi justamente a Casapueblo. Vinícius homenageou o amigo pessoal com essa que hoje é uma das mais tradicionais canções infantis. Os versos originais da música explicam:

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede, porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali, mas era feita com pororó, era a casa de Vilaró”.
.
A casa está sempre em transformação, pois para Vilaró sempre falta algo, sempre há portas para serem abertas, na vida ou na arte. A visitação pode ser feita o ano todo, e custa US$ 6. Também pode ser paga em Reais, mas o câmbio é bem desfavorável.

Deixe um comentário

3 respostas para “Era uma casa muito engraçada”

  1. Monica disse:

    Gostaria de ver fotos internas do local! Seria possível?

  2. Bruno Grossl Bruno Grossl disse:

    Oi Monica, você encontro mais fotos e informações no site oficial da Casa Pueblo: http://www.clubhotelcasapueblo.com/. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook