Churrasco e cerveja: paixão nacional!

Podemos dizer que churrasco e cerveja são uma paixão nacional. Pelo churrasco de hoje devemos agradecer aos nossos ancestrais que viviam em busca constante por alimentos mais calóricos. A criação de ferramentas para caçar e poder cortar e amaciar a carne é de mais de de 500.000 anos atrás, aproximadamente. Portanto, nosso churrasco é antigo! Com apoio de especialistas, que com seus estudos e pesquisas buscam novas soluções e temperos com intuito de desenvolver novos tipos de cortes para terem maior maciez e sabor, a fim de apresentar o melhor da carne.

Steak Plate Oxford Porcelanas

Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Sem sombra de dúvida nossos ancestrais deram um start fundamental para um dos pratos mais favoritos dos brasileiros: o churrasco! Seja para comemorar com amigos, família, conquistas, mas é fato que o churrasco nunca sairá de moda e cada vez mais os públicos exigentes buscam algo a mais no churrasco em si, como uma boa cerveja, e de preferência as artesanais.

Linha de cristal para cervejas

Linha de taças e copos de puro cristal para cervejas.

Cerveja e churrasco então podem ser harmonizados? Sim, a cerveja é uma bebida muito versátil para harmonizações gastronômicas. E, pensando em churrasco, a cerveja é o primeiro item a ser lembrado! Então, para poder tornar este momento mais do que especial, o ideal é degustar a cerveja em seus copos e taças específicos para melhor apreciação da mesma.

Copos de cristal para cerveja

Copos da Oxford Crystal. Foto: Henrique Peron.

Harmonização de churrasco e cerveja por semelhança

Se faz a harmonização pela semelhança entre o tipo de cerveja e a carne e tempero escolhido. Quanto mais leve a cerveja, mais suave deve ser o tipo de carne e o tempero. Bem como se você fizer churrasco com carne de sabor acentuado e condimentado, as cervejas escuras irão fazer melhor harmonização. Exemplo: carne suína assada (bisteca) ao molho barbecue (molho adocicado e defumado) vai muito bem com as cervejas estilos rauchbier (maltes são defumados também) e stouts (maltes mais torrados). Cervejas levemente com fim de boca defumado irão fazer boa harmonização também.

Taças de cristal para cerveja

Taças de cristal para cerveja da Oxford Crystal.

Harmonização de churrasco e cerveja por contraste

Quando a cerveja tem a presença de malte mais adocicado o fim de boca é mais doce e, portanto, é possível aquela carne com a presença do sal grosso e tempero que realce o sabor, pois a cerveja irá equilibrar os sabores. Exemplo: picanha no sal grosso do himalaya (rosado) servido com a cerveja estilo doppelbock (cerveja com maltes bem adocicados). Com essa característica, o sabor adocicado irá balancear a presença do sal em boca.

Churrasco e cerveja

À direita, travessa do Conjunto para Churrasco Tradição da Oxford Porcelanas.

Harmonização de churrasco e cerveja por corte

Aqui é uma experiência gastronômica muito boa de se praticar, pois a harmonização por corte dá uma sensação diferenciada na boca. Afinal de contas, quem não gosta de uma carne um pouco mais picante? Sempre tem aquele amigo ou membro da família que faz um molho de pimenta especial, então o sabor picante pode ser cortado por uma cerveja mais lupulada (cerveja mais amarga). Além de cortar a sensação do picante, a carbonatação da cerveja irá contribuir para equilibrar. Churrasco sem a famosa picanha não é churrasco (rsrs), então aquela gordurinha da carne consegue-se cortar com a carbonatação da cerveja.

Linha de taças para cerveja da Oxford Crystal

Foto: Henrique Peron.

Vale ressaltar que, nas harmonizações com churrasco, o que vai determinar o tipo de cerveja são os tipos de carnes que serão utilizados, bem como os molhos. Pois churrasco, ou melhor, carne sem molho não é a mesma coisa, um complementa o outro. Então se o molho for agridoce, ácido, gorduroso, picante, adocicado, defumado ou com mais presença do sal, praticamente o molho que vai determinar o tipo de harmonização. Lembre-se: nessa arte não é só o tipo de carne e corte que farão ou tornarão churrasco especial, mas sim os molhos que forem servidos e logicamente a cerveja! Saúde!

Travessa Venice Oxford Porcelanas

Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Tigela e Saleiro Oxford

Taça longa para cerveja da Oxford Crystal e Saleiro da Oxford Porcelanas. Foto: Raphael Günther/Bespoke Content.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook