Combinando vinhos e pratos

O universo dos vinhos, ao primeiro olhar, parece complexo e inacessível. Harmonizar o vinho com a comida, então, parece coisa de outro mundo. Mas não é! A ideia desse post é justamente simplificar tudo isso e te dar algumas dicas preciosas. Você verá o quão apaixonante é esse mundo dos vinhos!

Decanter e taça da Oxford Crystal.

Decanter e taça da Oxford Crystal.

Para a Oxford Mag 2014, que é o catálogo de produtos da Oxford, entrevistamos um dos sommeliers mais renomados do Brasil, Marcelo Copello. Além de instruções importantes sobre a escolha da taça adequada, o profissional também falou sobre a harmonização do vinho com a comida. Veja as dicas dele:

  • O nível de sabor dos pratos deve ser compatível com o nível de sabor dos vinhos. Pratos de sabor mais marcante devem ser servidos com vinhos encorpados. Pratos leves com vinhos leves.
  • Peixes, por sua natureza e nível de sabor, pedem brancos e dificilmente combinam com tintos. Exceções são o bacalhau, a enguia e o atum, dependendo de sua preparação e do molho que os acompanha.
  • Carnes, por sua natureza e nível de sabor, raramente combinam com brancos, pedindo tintos. Vitela, porco e frango, conforme a receita, porém, podem casar com brancos.
Carne vermelha servida com vinho tinto.

Carne vermelha servida com vinho tinto.

  • Pratos gordurosos requerem vinhos com boa acidez.
  • Sobremesas pedem vinhos de igual ou superior doçura.
  • Observe todos os ingredientes do prato, inclusive molhos e acompanhamentos. Nas massas, combine de acordo com o molho.
  • A tradição é um grande guia – harmonize pratos da região com vinhos da região.
Pato no tucupi combinado com vinho tinto nacional. Um prato e um vinho brasileiríssimos.

Pato no tucupi combinado com vinho tinto nacional. Um prato e um vinho brasileiríssimos.

Mas, de acordo com o sommelier, o mais importante é sempre a sua satisfação. Você não precisa comer ou beber algo que lhe desagrada apenas para fazer a combinação ideal. Um bom vinho e uma boa refeição devem, acima de tudo, ser agradáveis e apetitosos. Regras de etiqueta são apenas guias que podem ser muito proveitosas, desde que não sacrifiquem o seu bel-prazer. Além disso, você mesmo pode fazer experiências e ir descobrindo as combinações que mais lhe agradam. E na hora de servir, para garantir fidelidade aos aromas e sabores dos vinhos, opte pelas taças da Oxford Crystal, todas disponíveis em nossa Loja Virtual:

Linha 250 Bienal da Oxford Crystal.

Linha 250 Bienal da Oxford Crystal.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook