Como montar uma mesa posta clássica

13 outubro 2020 Receber

Muitos talheres, taças, pratos, acessórios… a mesa posta é o nosso mundo, mas sabemos que tem muita gente com dúvida sobre a posição de cada um desses itens numa refeição mais clássica e formal. É hora de desmistificar a mesa posta e de aprender com a Oxford. Vamos lá?

Imagem: Nessa mesa posta, temos o Flamingo White da linha Oxford Porcelanas e taças da linha Oxford Alumina Crystal. Nessa composição colocamos as taças em formato de triângulo. Os talheres também são da Oxford. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Nessa mesa posta, temos o Flamingo White da linha Oxford Porcelanas e taças da linha Oxford Alumina Crystal. Nessa composição colocamos as taças em formato de triângulo. Os talheres também são da Oxford. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Toalha, trilho ou jogo americano?

Pode usar os 3, desde que não seja ao mesmo tempo, na mesma composição. Se você optar pelo jogo americano, dispense a toalha de mesa. O mesmo vale para os trilhos. Lembre-se: ou toalha de mesa, ou trilho ou jogo americano. Nesse caso, menos é mais.

Imagem: O clássico Flamingo Sofia, com filete em ouro, faz par com um moderno trilho de padronagens geométricas. A cor preta dá ainda mais sofisticação para essa mesa posta.

O clássico Flamingo Sofia, com filete em ouro, faz par com um moderno trilho de padronagens geométricas. A cor preta dá ainda mais sofisticação para essa mesa posta.

 

É importante ressaltar que você não precisa colocar todas as taças à mesa. Veja quais tipos de vinhos você quer servir e utilize as taças correspondentes.

Sousplat, prato raso, prato fundo, prato pão… um verdadeiro desfile de pratos!

É importante esclarecer que o sousplat (aquele prato maior que fica embaixo do prato raso) não é utilizado para servir alimentos. Ele é um apoio para os outros pratos e evita que resíduos de comida sujem a toalha de mesa. Se você colocar um trilho ou jogo americano, o uso do sousplat é opcional.

Imagem: Aqui, usamos toalha de mesa e sousplat. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Aqui, usamos toalha de mesa e sousplat. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

 

Abaixo temos uma composição completa, com toalha de mesa e sousplat. A ordem dos pratos, de baixo para cima, é: sousplat, prato raso e prato de salada ou, em alguns casos, prato fundo. O sousplat permanece na mesa até o fim da refeição. Entrada, prato principal e sobremesa são servidos nos pratos de salada e rasos que são colocados em cima do sousplat. O prato pão fica no canto superior esquerdo, posicionado logo acima dos talheres. É importante dizer que o prato de salada é também conhecido como prato de sobremesa. É um prato menor que pode ser usado tanto para a entrada quanto para a sobremesa.

Imagem: Composição completa, com toalha de mesa e sousplat. Louça utilizada: prato raso e prato salada da coleção Flamingo White. As taças, da Oxford Alumina Crystal, foram dispostas formando um quadrado. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Composição completa, com toalha de mesa e sousplat. Louça utilizada: prato raso e prato salada da coleção Flamingo White. As taças, da Oxford Alumina Crystal, foram dispostas formando um quadrado. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Imagem: Nesta mesa utilizamos sousplat e toalha com as louças Coup Lusitana. O prato fundo também é um item opcional. Você pode utilizar somente o prato raso na apresentação da mesa.

Nesta mesa utilizamos sousplat e toalha com as louças Coup Lusitana. O prato fundo também é um item opcional. Você pode utilizar somente o prato raso na apresentação da mesa.

Ordem dos talheres na mesa posta

Vamos falar de talheres? Não deixe que a quantidade de peças te assuste, porque não é assim tão difícil quanto parece. Na realidade, a disposição dos talheres segue a ordem dos pratos servidos, de fora pra dentro. Ou seja, o primeiro talher de fora é para o primeiro prato servido (a entrada) e assim sucessivamente. Quando você for arrumar a mesa, lembre-se de que facas e colheres ficam na direita e garfos na esquerda. As facas devem ser posicionadas com a lâmina virada para o prato.

Peixes geralmente são servidos como entrada e pedem talheres específicos. O garfo de peixe tem um desenho um pouco diferente dos garfos normais, como esse da foto abaixo. Os talheres da foto também são da Oxford. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Imagem: Peixes geralmente são servidos como entrada e pedem talheres específicos. O garfo de peixe tem um desenho um pouco diferente dos garfos normais, como esse da foto abaixo. Os talheres da foto também são da Oxford. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: A faca de peixe também é diferenciada. A sua lâmina não é afiada, para que você possa separar a delicada carne do peixe sem desmanchá-la. Também possui uma ponta para facilitar a retirada de espinhos. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

A faca de peixe também é diferenciada. A sua lâmina não é afiada, para que você possa separar a delicada carne do peixe sem desmanchá-la. Também possui uma ponta para facilitar a retirada de espinhos. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

 

Imagem: Os talheres de sobremesa ficam acima do prato. Facas e colheres com cabo virado para a direita, garfo com cabo virado para a esquerda, conforme os talheres da refeição. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Os talheres de sobremesa ficam acima do prato. Facas e colheres com cabo virado para a direita, garfo com cabo virado para a esquerda, conforme os talheres da refeição. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Disposição das taças num jantar formal

Como já falamos acima, a quantidade de taças depende muito dos tipos de vinho que você vai servir. Em todo caso, a taça de água deve estar presente. A água serve para limpar o paladar e é muito bem-vinda com todos os tipos de vinhos e de pratos. Vamos ver duas situações diferentes: posição de triângulo e quadrado.

Imagem: Taças da linha Oxford Alumina Crystal. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Taças da linha Oxford Alumina Crystal. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

 

Nesse caso, utilizamos todas as taças: de espumante, água, vinho tinto e vinho branco. Numa mesa posta clássica, a posição das taças deve formar um triângulo. Para arrumá-las, comece alinhando a taça de vinho tinto com a faca de mesa (a faca maior, do prato principal). A partir disso, posicione a taça de água à esquerda e acima e a taça de vinho branco à direita mais para baixo. Note que as 3 taças formam uma linha na diagonal. A taça de espumante deve ser colocada atrás da taça de vinho tinto.

Imagem: Posição das taças numa mesa posta formal. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

Posição das taças numa mesa posta formal. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

 

Você também pode optar por formar um quadrado com as taças, conforme mostramos na foto abaixo.

Imagem: As taças também podem ser arrumadas formando um quadrado. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

As taças também podem ser arrumadas formando um quadrado. Produção: Claudia Pixu. Foto: Cacá Bratke.

O guardanapo: onde colocá-lo?

As regras mais formais dizem que ele deve ser posicionado à esquerda do prato, ao lado dos garfos. Nesse caso, é possível utilizar uma dobra simples ou colocar um toque de carinho, com flores, por exemplo. Tudo depende da ocasião.

Imagem: Flores delicadas dão um toque especial para o guardanapo.

Flores delicadas dão um toque especial para o guardanapo.

 

Imagem: Também é possível utilizar o guardanapo para acomodar os talheres. Isso vai depender do número de pratos servidos e da quantidade de talheres utilizada.

Também é possível utilizar o guardanapo para acomodar os talheres. Isso vai depender do número de pratos servidos e da quantidade de talheres utilizada.

 

Imagem: Os mais modernos podem colocar o guardanapo em cima do prato e, nesse caso, dá para soltar a imaginação para criar combinações de cores e de porta-guardanapos. Aqui, a louça utilizada foi a clássica Flamingo Sofia com filete em ouro.

Os mais modernos podem colocar o guardanapo em cima do prato e, nesse caso, dá para soltar a imaginação para criar combinações de cores e de porta-guardanapos. Aqui, a louça utilizada foi a clássica Flamingo Sofia com filete em ouro.

Ideias de marcadores de lugar

Os marcadores de lugar são opcionais e podem facilitar bastante a vida dos convidados, dependendo do tamanho da recepção. O mais comum é colocá-los em frente aos talheres de sobremesa, acima do prato. E você pode fazer seu próprio marcador de lugar. Veja os nossos exemplos e se inspire!

Imagem: Um copo de cristal para cachaça da linha 506 Classic e uma tira de papel. Uma ideia simples e elegante para um marcador de lugar personalizado.

Um copo de cristal pequeno e uma tira de papel. Uma ideia simples e elegante para um marcador de lugar personalizado.

 

Imagem: Uma xícara de café da linha Flamingo Sofia, uma pequena flor e uma tira de papel. O truque é usar um papel mais consistente, com mais gramatura, e fita dupla face para unir os dois lados.

Uma xícara de café da linha Flamingo Sofia, uma pequena flor e uma tira de papel. O truque é usar um papel mais consistente, com mais gramatura, e fita dupla face para unir os dois lados.

 

Vale ressaltar que, apesar de existirem algumas indicações para mesas formais, o que realmente importa é que você e os seus convidados se sintam à vontade. Adapte as regras ao seu estilo e bon appétit!

Compartilhe

Comentários

8 respostas para “Como montar uma mesa posta clássica”

  1. Vera suman disse:

    Boa noite!
    Parabéns!
    Orientação completa de forma sintética!
    Excelente metodologia!
    Didática perfeita!
    Gratidão!🙏😘

  2. Ramaina Irineide Gomes de Medeiros Fontes disse:

    Se for servida entrada, prato principal e sobremesa, como colocar a ordem dos pratos se a sobremesa é servida por último e o prato é o mesmo da entrada?

    • Oxford disse:

      Olá, Ramaina. O prato de sobremesa que estará na mesa junto com o prato raso será para a entrada. Você pode deixar os pratos para a sobremesa em estilo buffet em um móvel de apoio ou realizar o serviço volante em que os pratos são servidos diretamente na mesa.

  3. Rachel Soares disse:

    Adorei!!! Ótima , objetiva explicação.

  4. Maria Monteiro disse:

    Gostei. Criativo com bom gosto

  5. […] O prato fundo também é um item opcional. Você pode utilizar somente o prato raso na apresentação da mesa. Ver respuesta completa […]

  6. Juce Clea Cardoso de Jesus disse:

    E o guardanapo onde posicionamos? Nunca sei onde colocar😁

    • Oxford disse:

      Olá, Juce. O guardanapo deve ir sempre a esquerda ao lado do garfo. Em algumas propostas ele também pode ser posicionado sobre os pratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *