Cozinhando em panelas de cerâmica

Como você já sabe, a panela Linea faz parte da Oxford Cookware, a nova marca da Oxford que vai te proporcionar mais versatilidade para cozinhar e também servir. Mas, além de ser prática, atóxica, sustentável e ainda linda, a Linea também é uma panela de alto desempenho, pensada para transformar a sua maneira de cozinhar.

Frigideira Linea Rosé da Oxford Cookware.

As panelas de cerâmica possuem características diferenciadas e, por isso, preparamos uma série de vídeos com muitas dicas de uso e de limpeza, pensada especialmente pra você aproveitar o melhor da sua panela Linea. Confira:

Cozinhando arroz na panela de cerâmica

Para preparos como o do arroz, é importante deixar a panela esquentar em fogo alto por alguns instantes. Porém, na hora de colocar o óleo e enquanto você estiver refogando temperos, use sempre fogo baixo.

Depois de colocar a água no arroz, você pode usar fogo alto até ferver e fogo baixo durante o resto do processo de cozimento. Ah! E não se esqueça de desligar o fogo “um pouquinho” antes do arroz ou de qualquer outro alimento alcançar o ponto perfeito. Como a cerâmica retém o calor, o corte do cozimento demora alguns instantes. Ou seja, a panela ainda continua cozinhando por alguns minutos, mesmo com o fogo desligado. E um detalhe especial: por reter melhor o calor, a cerâmica também deixa sua comida quente por muito mais tempo.

 

Fazendo brigadeiro na panela de cerâmica

Para fazer brigadeiro, assim como outros doces delicados, coloque todos os ingredientes na panela ainda fria. Misture bem, ligue o fogo baixo e continue mexendo. Na hora de finalizar, você pode desligar o fogo um pouquinho antes e continuar mexendo. Ou, ainda, desligar o fogo no ponto perfeito e desenformar imediatamente. Isso vale não só para o brigadeiro, mas também para risotos, creme de confeiteiro, pudins, etc.

 

Usando manteiga na panela de cerâmica

A manteiga é uma gordura mais sensível e merece cuidados especiais. Ao utilizá-la para refogar temperos ou legumes, utilize sempre fogo baixo. Inclusive, coloque a manteiga na panela ainda fria e só depois ligue o fogo. E aqui vamos te dar uma dica adicional, que não aparece no vídeo: misture um fio de azeite de oliva com a manteiga para evitar que ela passe do ponto.

 

Fazendo geleia na panela de cerâmica

Geleias ficam incríveis quando preparadas na panela Linea, devido ao cozimento uniforme e à alta temperatura que a panela pode atingir. Utilize fogo baixo e lembre-se que você pode desligar o fogo no ponto que quiser, com a fruta ainda em pedaços ou totalmente homogênea. A panela continuará cozinhando por alguns instantes, mesmo com o fogo desligado, deixando sua geleia com uma textura perfeita!

 

Fazendo bife na frigideira de cerâmica

Para frituras com óleo, utilize fogo alto em todo o procedimento. Para fritar um bife, aqueça bem a frigideira, coloque o óleo e deixe aquecer bastante. Quando o bife atingir o ponto ideal para você, retire-o imediatamente da frigideira.

 

Limpando panelas de cerâmica

As panelas Linea não riscam de maneira permanente e não desbotam. Por isso, você pode usar abrasivos para limpá-las. Em caso de resíduos, indicamos o uso da pasta multiuso. Para melhores resultados, utilize a pasta com a panela seca.

 

Mexendo na panela de cerâmica

Para mexer os alimentos na panela, recomendamos o uso de utensílios de madeira, plástico ou silicone. Mas, se você utilizar utensílios de metal, não se preocupe. A pasta multiuso remove todos os riscos. Com a panela seca, pegue um pouco de pasta e esfregue com os dedos mesmo. Você vai se surpreender com os resultados!

 

Fazendo bolo na panela de cerâmica

Você também pode fazer bolos na panela Linea. Misture os ingredientes na própria panela e leve ao forno. Ou, para desenformar o bolo de maneira mais fácil, unte e polvilhe a panela Linea, despeje a massa e leve ao forno. Para uma finalização perfeita, ligue o dourador nos últimos minutos do preparo.

Lembre-se de que a cerâmica mantém a temperatura, portanto, é importante desligar um pouquinho antes do ponto ideal. Ao desenformar, você verá que a panela Linea cria um lindo formato de bolo!

A panela Linea é fruto de anos de pesquisa e estudos. Foi desenvolvida para conversar com praticamente todos os eletrodomésticos da cozinha. Ela pode ser utilizada, inclusive com a tampa, no fogão, forno, geladeira, freezer, micro-ondas e lava-louças. Não deforma com o uso, não risca de maneira permanente, não desbota e é muito resistente a mudanças bruscas de temperatura. Além disso, possui uma moderna tecnologia antimicrobiana que inibe a proliferação de fungos e bactérias que entram em contato com objetos do dia a dia. E ainda ficam lindas na mesa!

*Esse post foi atualizado em 27/04/2017.

Deixe um comentário

2 respostas para “Cozinhando em panelas de cerâmica”

  1. Herlen Andrade disse:

    Os cabos dela , a lateral de pega sempre esquenta??
    S comida sempre queima mesmo ???
    Aqui em casa nao ficamos satisfeiros com ela .

  2. Oxford Porcelanas Oxford Porcelanas disse:

    Oi Gabriela e Janaina, o cabo delas esquenta sim, mas como a cerâmica conduz calor mais lentamente vocês só irão notar caso o preparo seja mais longo. Temos uma site dedicado exclusivamente às panelas, com vídeos e dicas de uso que podem te ajudar no preparo dos alimentos. Acesse http://www.panelasoxford.com.br. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook