Menu Brasilidade – Cuscuz Paulista e Picadinho Carioca

Seguindo nossa seleção de receitas com a cara do Brasil do Menu Brasilidade, o post de hoje é destinado ao sudeste, com uma receita carioca e paulista, mas que você pode fazer em qualquer lugar do Brasil. Confira:

Receita de cuscuz paulista

CUSCUZ PAULISTA
Rendimento: 12 porções.

Ingredientes:
3 dentes de alho
1 cebola grande
100 ml óleo de soja
4 tomates concassé
500 ml de caldo de peixe ou camarão
1 lata de filé de sardinha
1/2 kg camarões médios
3 unidades camarões graúdos (finalização)
350 g farinha milho amarela em flocos
1 maço grande cheiro verde
200 g ervilhas frescas (congeladas )
1vidro palmito
Opcional: ovos cozidos
Q.B. Sal, pimenta, azeite de oliva, molho de pimenta

Modo de preparo:

Suar a cebola e o alho no óleo até ficar levemente dourado.Adicionar os tomates, sal, caldo e ferver aproximadamente 10 minutos.Colocar a sardinha e o cheiro verde.Colocar a farinha aos poucos até engrossar e soltar do fundo da panela. Corrigir o sal , pimenta.

Untar com azeite de oliva uma cuzcuzeira, colocar os camarões e as ervilhas no fundo preencher com 1/3 da massa. Colocar o palmito nas laterais, mais uma camada de recheio, e mais uma camada de palmito, finalizar com a massa. Levar cozinhar no vapor por aproximadamente 10 a 15 minutos. Desenformar depois de frio. Guarnecer , se desejar, com ervilhas e palmito.

.

PICADINHO CARIOCA
Rendimento: 5 porções

Ingredientes:
600g de aparas de carne
2 dentes de alho
1 cebola
1 cenoura
1 xícara de molho de soja
1 litro de água
700g de filé mignon
1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo:

Comece fazendo o molho do Picadinho Carioca. Em uma panela, coloque um pouco de azeite. Frite as aparas de carne e acrescente os dentes de alho inteiros. Adicione a cebola e a cenoura cortadas e meia xícara do molho de soja. Quando a carne estiver dourada, coloque a água. Tampe a panela e deixe cozinhar.

Enquanto isso, corte o filé mignon em cubos. Coloque um pouco de azeite em uma panela e frite a carne. Adicione o restante do caldo de soja e deixe a carne cozinhar.

Coe o molho e adicione a maisena diluída em 1 xícara de água. Junte o molho ao filé mignon. Misture bem até o molho engrossar. Está pronto!

Finalização: Sirva o Picadinho com arroz, ovo frito, farofa, banana assada com mel ou canela e batata palha. Para que a batata palha fique mais crocante, em uma frigideira quente, coloque um pouco de azeite e frite a batata.

Para acompanhar essas receitinhas de dar água na boca, a melhor pedida é a cerveja Pilsen, servida e claro em belos copos da Oxford Crystal.

.
.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook