Deu branco? Vai de Vinil!

Quanto tempo faz que você olha pra um canto sem gracinha na sua casa e pensa que ele merece tanto uma renovada, que falta alguma coisa ali? E quem sabe o que falta não é uma inspiração, talvez? Então aqui vai ela!

renovar-parede-com-adesivos

Essa parede sem gracinha do meu quarto merece tanto uma renovada, não acha?

Lembra daquele adesivo pra encapar os livros do colégio? Hoje ele é o queridinho da decoração rápida, simples, original, sem sujeira e o melhor de tudo: te permite errar sem medo. E o mais legal é que tem adesivo pra todos os gostos. Além de várias cores, dá pra encontrar com acabamento fosco, brilhante, fluorescente e até metálico. Todo mundo pode tirar proveito desse material incrível que é o adesivo vinílico (ou só vinil) e renovar um cantinho com a sua cara.

 Quartos com as paredes preenchidas com adesivos em vinil.

Olha como esses quartos da marca australiana Adairs ficam mais harmoniosos com as paredes preenchidas com desenhos em vinil. (Fonte das imagens)

Ah mas você não tá cansado de nenhuma parede, mas sim de um objeto específico da sua casa? Não tem problema, o vinil se dá super bem com qualquer superfície lisa. Aquela geladeira toda branca te incomoda? A máquina de lavar merece mais destaque na lavanderia? A batedeira (ou qualquer outro eletrodoméstico) precisa de um toque só seu? Eis aqui as soluções:

Renovar a geladeira, a máquina de lavar ou a batedeira com adesivos

Com adesivos você também pode renovar a geladeira, a máquina de lavar ou a batedeira.
(Fonte das imagens esquerda, centro e direita)

Colei na parede da sala, na porta de vidro da churrasqueira, na parede da minha mãe e, finalmente, minha parede branca também precisava de alguma padronagem especial, que hoje eu venho dividir com vocês! A lenda do tsuru vem da cultura japonesa, e simboliza bons desejos: saúde, prosperidade, sorte e, principalemente, paz. Desde criança os mantenho por perto e por isso os escolhi para minha parede.

Passo a passo para renovar sua parede com adesivos de vinil:

  1. O primeiro e mais essencial de todos os passos é limpar bem a superfície que vai ser colada para retirar qualquer gordura existente e secar bem. Dependendo da região que você mora, se o local for mais úmido, pode acontecer dele não durar tanto quanto você gostaria, mas esse primeiro passo com certeza vai aumentar a vida útil dos seus adesivos. E isso serve não só para as paredes, mas para vidros, madeira, ou eletrodomésticos;
  2. Compre o vinil na cor e acabamento da sua preferência (eu usei o preto com brilho) em alguma papelaria, loja de materiais de revestimento ou loja on-line de crafts;
  3. Corte no tamanho 21×29,7cm;
  4. Coloque na impressora, no lugar das folhas de papel (se lembre de colocar o lado do papel para impressão, e não o lado do adesivo!);
  5. Imprima essa folha disponibilizada no download (são 8 tsurus por folha e aí você faz quantos precisar);
  6. Começe recortando as partes internas dos tsurus com estilete e finalize-os com uma tesoura para recortar os contornos externos (vai por mim, não faça o contrário! Se você começar pelo contorno externo para depois cortar os triângulos internos, o tsuru ficará frágil e você poderá rasgá-lo mais facilmente e não é isso que você quer);
  7. Depois de recortados, cole um a um na parede (aleatoriamente, intercalados, em linha, tortinhos, do jeito que achar melhor) com a ajuda de um paninho para apertar e firmar bem a cola e…
Tchãran! Minha parede branca recebeu adesivos que simbolizam tsurus, que na cultura japonesa simboliza saúde, prosperidade, sorte e paz.

Tchãran! Minha parede branca recebeu adesivos que simbolizam tsurus, que representam saúde, prosperidade, sorte e paz.

Não gostou dos tsurus e quer fazer qualquer outro desenho? Os princípios são os mesmos do passo a passo, mas não se esqueça que, por ser um adesivo, a arte vai ficar invertida. Na primeira vez que eu fiz os tsurus, desenhei primeiro em um papel e recortei para ver se o tamanho estava bom. Depois de decidido, desenhei o contorno deles invertido no verso do vinil com canetinha e ficou como a folha disponibilizada aqui para download. Depois recortei e colei. O segredo é você ser feliz com a sua parede, que ela fique com a sua cara e do seu jeito, afinal, quem vai lidar com ela todos os dias é você!

Aqui tem mais dicas do que adesivar (ou pintar) por aí: https://br.pinterest.com/joanabrown/walls/

Espero que gostem! E se vocês fizerem, mostrem pra gente! Vamos adorar ver! É só compartilhar uma foto do cantinho renovado com adesivos de vinil usando a #BlogOxford.

Deixe um comentário

Uma resposta para “Deu branco? Vai de Vinil!”

  1. Camila disse:

    Awwnn Que post lindo! Ideia fofíssima!
    Resultado do trabalho ficou demais! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook