Gastronomia é cultura

Feijoada, barreado, cachaça, tapioca, chimarrão, acarajé, pingado… A Gastronomia Brasileira é cultura sim, e você pode participar de um movimento pela aprovação do projeto de lei que visa reconhecer ela como manifestação cultural.

O projeto de Lei 6562/13, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, consiste na incorporação da gastronomia à Lei Rouanet, proporcionando incentivos fiscais a quem apoiar projetos relacionados à gastronomia brasileira.ser aprovado no Congresso Nacional. Assim, a gastronomia será considerada cultura, resgatando e valorizando nossos produtos, nossas receitas, nossa história à mesa.

Nós fizemos a nossa parte compartilhando essa foto em nosso Instagram com a #eucomocultura e convidando todos os nossos seguidores a fazê-lo.

Nós fizemos a nossa parte compartilhando essa foto em nosso Instagram com a hashtag #eucomocultura, convidando todos os nossos seguidores a participarem da campanha. A ação consiste em postar uma foto com sua comida brasileira favorita e desafiar 3 amigos a fazer o mesmo. Participe!

Além disso, esse movimento de estudos e afirmação da gastronomia como cultura permite que ingredientes e receitas sejam descobertos e preservados, como aconteceu na Europa, em que queijos e embutidos, por exemplo, conseguiram sobreviver à imposição sanitária e tornaram-se patrimônio cultural de países como Espanha, França e Itália.

Para que o projeto de lei entre em votação, precisamos de 1 milhão de assinaturas. Baixe o pdf, imprima, assine e envie pelo correio e também espalhe o movimento nas redes sociais utilizando as hashtags oficiais #EuComoCultura e #GastronomiaEhCultura:

Quer conhecer mais? Acesse o site www.eucomocultura.com.br e também assista ao vídeo abaixo, com o padrinho do projeto, o chef Alex Atala:

Deixe um comentário

2 respostas para “Gastronomia é cultura”

  1. Ola tudo bem chef seu trabalho como chef de cozinha e fantastico

  2. Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook