Imponência e tradição

A Ásia Antiga foi o grande berço da produção de cerâmica e porcelana no mundo. Lá, foram criadas as técnicas de produção e de pigmentação desses itens. Durante muito tempo, as cores usadas na decoração e mesmo no corpo das peças ficaram limitadas aos tons de marrom, verde, vermelho e amarelo. Mais tarde, com a evolução da técnica e a descoberta de novos materiais, chegou-se à uma massa de porcelana de cor branca, que mantinha a tonalidade clara mesmo depois da passagem pelo forno. Isso aumentou as possibilidades de decoração e de coloração.

Tigela em cerâmica do século 14 já com o uso do azul cobalto. (Imagem: Wikimedia)

Tigela em cerâmica do século 14 já com o uso do azul cobalto. (Imagem: Wikimedia)

Junto a esse episódio, ocorreu também um fato de grande relevância para a história da porcelana: a descoberta do azul cobalto. O cobalto é um elemento químico metálico de cor cinza, usado, entre outras coisas, para produzir o tom de azul que, inclusive, leva o seu nome. O óxido de cobalto foi encontrado na Pérsia e se espalhou por outras regiões da Ásia. A coloração azul cobalto, feita à base de arsênico, tinha uma fixação perfeita sobre as peças de porcelana, o que fez com que ela se tornasse figurinha repetida nos itens produzidos a partir de então.

Inaugurava-se, naquele momento,a era das porcelanas “Azul e Branco”, que por muito tempo dominaram o mercado e se estabeleceram como clássicas, sendo até hoje um símbolo de tradição e de história. Leve esse ícone do mundo das porcelanas para a sua casa e monte um verdadeiro duelo de clássicos à mesa, com a presença das formas nobres da Linha Soleil unidas à imponência da cor azul cobalto.

Leve esse ícone do mundo das porcelanas para a sua casa.

Leve esse ícone do mundo das porcelanas para a sua casa.

O Soleil Village fica bem com qualquer tipo de decoração. Se na sua casa predominam os móveis modernos e de design futurista, não se preocupe. O Village fará um contraste interessante com esse ambiente contemporâneo. Já se ela for mais rústica e tradicional, essa louça vai deixar o ambiente ainda mais interessante e clássico.

Deixe um comentário

3 respostas para “Imponência e tradição”

  1. Marta Fracalossi Sanches disse:

    Olá! Tudo bem?
    Há 3 anos atrás comprei, em uma viagem a Pelotas-RS, umas peças de jogo de chá e pratos da Porcelana Oxford, com motivos azul e branco, tipo portugueses. Gostaria de adquirir mais peças avulsas para complementar meu jogo. Poderiam me informar onde consigo? No site da Oxford não encontrei. Depois de muito procurar, encontrei este comentário e fotos, aqui no blog(Linha Soleil unidas à imponência da cor azul cobalto).
    Desde já agradeço,
    Marta

  2. Oxford Porcelanas Oxford Porcelanas disse:

    Olá Marta, a decoração Soleil Village não é mais produzida e não está mais disponível para venda.

  3. Marta Fracalossi Sanches disse:

    Ok, que pena, mas muito obrigada por seu retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook