Menu Brasilidade – Tapioca

TAPIOCA (Norte / Nordeste)

Iguaria tipicamente brasileira de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Tradicionalmente recheada com queijo ou coco, a receita leva os recheios mais variados Brasil afora e é um dos pratos típicos famosos do país. Já pensou em fazer em casa? Siga a receita e desfrute dessa delícia brasileira!

Sugestão de harmonização: Vinho tinto
Rendimento: 4 porções

Tapioca recheada com banana caramelada no prato Plateau White.

Ingredientes:

Massa:
150g de polvilho doce
Aprox. 4  colheres de água

Recheio:
50g de açúcar
Aprox. 2 colheres de água
4 bananas
100g de queijo coalho ralado.

Modo de preparo:
Coloque o polvilho em uma tigelae acrescente a água aos poucos misturando com as pontas dos dedos até obter uma farofa granulosa. Peneire a massa para obter uma farofa mais fina e deixe descansar o máximo de tempo, melhor de um dia para o outro na geladeira. Aqueça uma frigideira em fogo médio e coloque um pouco da massa no fundo apertando em forma de disco, deixe cozinhar dos dois lados cuidando para não tostar;

Para o recheio:  Leve o açúcar ao fogo em uma frigideira e deixe derreter e dourar levemente.  Coloque a água assim que derreter completamente acrescente as bananas descascadas e cortadas ao meio, deixe dourar dos dois lados. Coloque a banana sobre metade da tapioca com um pouco do caramelo e cubra com o queijo, feche e sirva quente.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook