Chocolates para a Páscoa – Parte I: Ovo de Páscoa Trufado

Tivemos a grande sorte em conhecer o trabalho da Marli, uma chocolateira de mão cheia que é mãe da nossa colega Ligia, e mais ainda por ela topar compartilhar com a gente essa delícia que é fazer e distribuir chocolates na Páscoa. Ligia e sua mãe fizeram questão de fotografar a produção dos chocolates e passar a receita pra gente, não é demais? Como era muita coisa boa para publicar, dividimos esse post em 2 partes: Parte I – Ovo de Páscoa Trufado e Parte II – Trufas e bombons.

Seguindo as quantidades de ingredientes que iremos passar, você vai fazer 1 ovo trufado de 850g (contando com os bombons de dentro), mais 10 trufas e 40 bombons.

Ingredientes:
1kg Chocolate ao leite ou meio amargo;
500g Chocolate Branco;
2 caixinhas de creme de leite;
Licor de maracujá, licor de cereja ou outro de seu gosto;
Corantes, se achar necessário.

Você vai precisar de:
Formas de plástico ou silicone especiais para chocolates;
Tigelas de diferentes tamanhos;
Espátula grande;
Colheres;
Luvas;
Papel Chumbo (decorado para chocolates), Papel celofane, Fitas.

Preparando o Chocolate Básico: Usado tanto no ovo quanto nas trufas e bombons.

Pique o chocolate, coloque numa tigela e derreta no microondas (cerca de 2 minutos)ou em banho maria. Depois de bem derretido e homogêneo, derrame o chocolate em uma pedra de mármore, promovendo o choque térmico essencial para garantir a textura perfeita. Espalhe o chocolate sobre a pedra com uma espátula  até que ele fique em temperatura ambiente. Coloque o chocolate de volta na tigela e o distribua nas formas conforme desejado. Cuidado ao trabalhar com chocolates em dias muito frios, pois ele pode endurecer muito rápido após o choque térmico e dificultar a aplicação nas formas.

.

Recheio básico trufado: Para rechear o ovo e as trufas.

Derreta o chocolate branco como foi feito para o Chocolate Básico, adicione as 2 caixinhas de creme de leite e misture bem.  Essa é a base para adicionar os licores ou sucos concentrados, e corantes para cada sabor. Licor de Cereja, de Maracujá ou até Menta, só depende da sua criatividade para que os recheios fiquem do jeito que você achar mais gostoso.

Ovo Trufado – Maracujá:

1. Camada Base: Espalhe o Chocolate Básico no molde em forma de ovo com o auxílio de uma colher ou com a forma de silicone utilizada na foto (quadro 5) em uma camada de aproximadamente 1 cm. Coloque na geladeira para resfriar um pouco, leva cerca de 2 minutos até chegar ao ponto em que o recheio pode ser aplicado.

2. Recheio: No recheio, você vai utilizar cerca de 1/3 do recheio básico. Adicione a essa massa 1 cálice de licor de maracujá ou mesma medida de suco concentrado. Você pode adicionar um corante amarelo se quiser (quadro 6). Aplique o recheio trufado por cima da camada de chocolate preto que está na forma (quadro7).

3. Finalização: Depois de aplicar o recheio, finalize com mais uma camada de chocolate preto por cima (quadro 8). Atenção para não misturar as camadas. O ovo volta para a geladeira por cerca de 7 minutos ou até a forma ficar “suada”, a ponto de soltar. Cuidado ao deixar muito tempo na geladeira, pois o chocolate pode ficar marcado.

Você pode colocar dentro do ovo bombons de sabores variados, assunto do nosso próximo post.

.

Para decorar:

Envolva as metades com o Papel Chumbo (papel decorado, próprio para chocolates, e para finalizar envolva em  papel celofane com uma fita colorida. De zebrinha ficou uma graça, não?

Deixe um comentário

23 respostas para “Chocolates para a Páscoa – Parte I: Ovo de Páscoa Trufado”

  1. Manoela Koch disse:

    Boa ideia! Preparar os presentes de páscoa é bem mais divertido. Melhor ainda é experimentar a receita! Vou fazer, com certeza 😀

  2. […] aqui no blog lambuzamos os dedinhos com muito chocolate pra mostrar a vocês como preparar ovos de páscoa trufados. Hoje vamos continuar com mais uma receitinha para comemorar esta data com muitas delícias: trufas […]

  3. Ligia Alves disse:

    Hummmm…não é pq a minha mãe é quem faz, mas é uma delicia…Vc´s tem q experimentar!

  4. Luciana disse:

    Gostaria de saber como fazer quando o chocolate endyrece muito rapido após o choque termico.
    Derreti ele em banho maria depois tirei da aqua quente e coloquei em aqua gelada, esta correto esta maneira de dar choque termico?

  5. Ligia Alves disse:

    Bom dia Luciana, bom o ambiente deve estar aquecido para que você possa trabalhar bem com o chocolate, porque quando está frio ele endurece muito rápido mesmo.
    Então quanto mais quente o ambiente melhor. Senão você terá que repetir o processo, pois o choque térmico que vc está fazendo está correto.
    Qualquer duvida estou à disposição.

  6. monique costa disse:

    ola,gostei do post,mas gostaria de saber que tipo/marca voce usou para este pap.bjs

  7. Olá Monique! Foi utilizado chocolate ao leite (ou meio amargo, conforme a preferência) e também o chocolate branco. A marca fica a seu critério. 🙂

  8. Renata disse:

    Olá adorei td queria saber se para o recheio de morango ou cereja eu posso usar as frutas?e se em vez de suco concentrado posso por o em pó .bjs

  9. Olá Renata! Acreditamos que seja possível substituir sim. Quanto ao suco, não temos essa informação.

  10. rafaela disse:

    eu adorei e legauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu demais vou copiar

  11. […] aqui no blog lambuzamos os dedinhos com muito chocolate pra mostrar a vocês como preparar ovos de páscoa trufados. Hoje vamos continuar com mais uma receitinha para comemorar esta data com muitas delícias: trufas […]

  12. Taliane Suhr disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se para fazer o recheio o creme de leite tem que ser SEM SORO ou o normal, e qual a quantidade em ml, pois na receita consta 2 caixinhas, mas fiquei em duvida na quantidade exata de cada caixinha??

    Adorei a receita bjos!!

  13. Ligia disse:

    Bom dia Taliane!
    É indicado creme de leite em cx justamente porque tem pouco soro, diferente da lata. Mas um pouco de soro não fará mal nenhum. E para esta receita são duas caixinhas (400g).
    Boa receita!!!
    Bjs

  14. Edilaine disse:

    Olá, um colega meu fez e ele achou o recheio muito doce e um pouco aguado (muito fino).
    Nesse caso, o que vc indica a fazer, depois de preparar o recheio é melhor deixar por algum tempo na geladeira pra ficar mais consistente e o creme de leite sem soro é melhor?

    Obrigada!

  15. Karina disse:

    Olá, gostaria de saber quantos dias pode ficar fora da geladeira, e quantos dias antes da Páscoa pode ser feito o ovo?

    O cremr de leite não faz estragar o recheio se ficar fora da geladeira ?

  16. Ligia disse:

    Olá Edilaine!
    Você pode usar um pouco mais de licor, dai ele não fica tão doce, e o creme de leite usar
    o de caixinha que quase não tem soro, isso ajuda para que ele fique mais consistente. Logo após deixe na geladeira por meia hora.
    Bjo

  17. Ligia disse:

    Olá Karina!
    Este recheio pode ficar até 5 dias fora da geladeira, e os ovos podem ser feito uma semana antes ou mais.
    Ele não estraga, as trufas e ovos duram até 1 mês o chocolate conserva o recheio.
    E também não precisa guardá-lo na geladeira, senão o chocolate fica suado.
    Bjo

  18. Emilia Sandei disse:

    Nossa adorei o artigo… deu água na boca…rsrsrs 😉

    Pessoal, eu conheço um curso online onde aprendemos a fazer deliciosos ovos de páscoa. Seja para quem quer aumentar a renda familiar ou apenas fazer para a família.
    Diversas receitas e as melhores técnicas para trabalhar com o chocolate. Aprendemos também a fazer lindas embalagens tornando os ovos mais atraentes.

    Gente eu já comprei o curso e estou adorando. RECOMENDO viu!

    esse é o link para adquirir o curso
    http://bit.ly/ovoschocolate

    bjos

  19. marlene alves pereira disse:

    ola, adorei as dica,porem fiz o chocolate demorou muito pra endurecer,e quando saiu da forma,ficou perfeito mas logo…derreteu kkk será o que fiz de errado?( usei o chocolate fracionado da garoto)

  20. Flamarion disse:

    Se você tem vontade de saber como é feito, veja essa dica muito bacana de uma especialista no assunto.

    Espero sinceramente que ajude a todos.
    Obrigado

  21. Nossa, que delícia!! Vou fazer para dar de presente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook