Por uma boa causa

A Associação de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão, AVOS, foi fundada em agosto de 1975 por iniciativa de um grupo de amigas. Há mais de 35 anos, elas mantêm um único objetivo: dar, acima de tudo, carinho e assistência às crianças e adolescentes atendidos em todos os setores desse hospital, para que elas e seus familiares tenham melhor qualidade de vida.

O Hospital Infantil Joana de Gusmão da rede SUS, HIJG, fundado em 1979, é referência estadual para patologias de média e alta complexidade. Somente em 2010, o hospital realizou 6.541 aplicações de quimioterapia, 5.119 atendimentos ambulatoriais e 964 internações. No entanto, aproximadamente 50% dos pacientes atendidos vem de fora da região da grande Florianópolis, gerando a necessidade de estadia para os familiares e acompanhantes que não tem onde ficar no caso de permanência da criança para tratamento.
Essa estatística é uma das alavancas que movem o projeto para construção de uma nova casa de apoio, em frente ao hospital. O local vai se chamar “Casa de Apoio Vovó Gertrudes”, terá 22 apartamentos com banheiros individuais, brinquedoteca, lavanderia, sala de estar, entre outros. E é pra lá que são destinados todos os recursos arrecadados pela AVOS, até que a obra seja finalizada. O intuito das colaboradoras da associação é realizar atividades com crianças e adolescentes de todos os setores, proporcionando um pouco de alegria e conforto, por meio de jogos, brincadeiras e, principalmente, carinho e atenção.

A arrecadação financeira recebida pela AVOS  tem cinco principais fontes: por meio de conta de luz da Celesc, doações diretas em conta corrente específica disponível no site da Avos – HTTP://avos.org.br – , campanha anual do McDia Feliz promovida pelo Instituto Ronald McDonald, bazar com mercadorias doadas pela Receita Federal e mais recentemente a Central de Doações que atua diariamente. A AVOS também recebe doações de material de higiene pessoal, cobertores, roupas, calçados, brinquedos, jogos, livros, enxovais, fraldas e tudo o que puder ser útil para o atendimento aos pacientes em tratamento e seus acompanhantes.
Para complementar a Campanha McDia Feliz, que será no dia 27 de agosto, a AVOS promove a venda de camisetas e canecas, cujo tema deste ano é Eu Quero um Mundo Melhor. Para isso, conta com a ajuda e empenho de voluntários e parceiros, como a Oxford Porcelanas. Mas o diferencial dessa campanha é que o desenho estampado nas canecas foi feito por um paciente em tratamento no HIJG. É a ilustração do mundo melhor que ele deseja pra si e para as pessoas que ama.

 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook