Quiche: uma torta disputada!

Olhando para a inocente quiche no balcão da lanchonete, quem diria que ela tem uma origem tão conturbada, em meio a guerras mundiais e disputas territoriais? Pois é, mas tem. A tortinha aberta que conhecemos tão bem nasceu numa região ao nordeste do que hoje é a França, num época em que esse país e a Alemanha viviam em pé de guerra.

quiche-de-mandioquinha-com-iogurte

Quiche de Mandioquinha com Iogurte do naminhapanela.com (Clique na foto para ver a receita).

Quando a quiche foi criada, sua região pertencia à Alemanha, tanto que seu nome tem essa origem. “Küchen” em alemão significa “torta”. Entretanto, depois das duas guerras mundiais, a região passou para o domínio francês e lá a quiche ganhou fama internacional. Os franceses até acrescentaram um “sobrenome” à torta e ela passou a ser chamada de “quiche Lorraine”, nome da província aonde a iguaria foi criada.

Originalmente, o recheio era composto apenas por um creme de ovos, leite e bacon. Hoje, encontramos quiches com recheios dos mais variados, passando por queijos, legumes e carnes. Apenas a massa ainda se mantém próxima da original, feita a base de manteiga e farinha.

quiche-de-peito-de-peru

Quiche de Peito de Peru e Queijos do naminhapanela.com (Clique na foto para ver a receita).

Graças a toda essa versatilidade, a tortinha acaba sendo uma opção diferenciada e deliciosa para lanches e coquetéis. Confira abaixo algumas receitas e quiche lá dos nossos amigos do blog naminhapanela:

Quiche de Peito de Peru e Queijos
Quiche de Alho Poró com Bacon
Quiche de Mandioquinha com Iogurte
Quiche de Bacalhau

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook