Ramequin: uma tigela multifacetada!

O ramequin é uma daquelas peças que não podem faltar em uma cozinha. Prático e versátil, ele transita com a mesma classe num jantar sofisticado e numa refeição mais simples. Que tal conhecê-lo melhor?

O toque gracioso da decoração fica por conta do ramequin colorido.

Açaí com cereais. O toque gracioso da decoração fica por conta do ramequin colorido.

Os ramequins são pequenas tigelas de porcelana em formato circular e com a parte de fora estriada (como é possível notar na foto). Sua principal característica é a resistência a altas temperaturas, o que o torna um item extremamente funcional na hora de cozinhar.

Ramequins possuem a parte de fora “estriada".

Os ramequins se diferenciam das demais tigelas por possuírem a parte de fora “estriada”, ou seja, com essas pequenas linhas em alto-relevo.

O uso original, ou talvez o mais famoso pode-se assim dizer, é com suflês ou o internacionalmente conhecido Crème Brûlée. Mas ele pode ser empregado em diversas outras receitas, de acordo com a sua vontade e imaginação! Hoje, o ramequin tem aparecido com porções individuais de alimentos ou com molhos, servidos juntamente com petiscos e outras finger foods. Existem até mesmo receitas específicas para serem feitas na tigelinha. Nós vamos te dar uma sugestão bem brasileira, mais precisamente da região centro-oeste do país, que fica um charme a parte quando servida com ramequins: o angu! Veja como é simples e fácil de fazer:

ANGU – Sugestão de harmonização: Vinho branco (tipo Chardonnay)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
125 gramas de fubá mimoso
1 litro de água

Modo de preparo:
Em uma tigela, dissolva o fubá em duas xícaras de água fria, mexendo sempre. Enquanto isso, aqueça o restante da água em uma panela até ferver. Depois, despeje a mistura nessa água fervente e deixe cozinhar em fogo alto, sem parar de mexer. Quando a mistura começar a grudar no fundo, coloque o fogo no mínimo e deixe cozinhar por mais 40 minutos, mexendo de vez em quando. Depois de pronto, despeje pequenas porções nos ramequins. Fica a seu critério servi-lo quente ou frio. Um prato raso Plateau para acomodar as tigelinhas vai dar aquele toque a mais de sofisticação para a refeição, como na foto abaixo. Que tal?

Ramequins coloridos e prato raso Plateau Black.

Angu servido em ramequins coloridos e no prato raso Plateau Black.

Vale destacar que, apesar de ser resistente a altas temperaturas, o ramequin não pode ser usado sobre chama direta. Porém, vai a todos os fornos: micro-ondas, industrial ou convencional. E todos esses modelos mostrados aqui no post estão lá na nossa Loja Virtual 😉

Deixe um comentário

2 respostas para “Ramequin: uma tigela multifacetada!”

  1. cleiber disse:

    bom dia karina td bem
    qual valor da cx de ramquins todo branco com 50 ml

  2. Oxford Porcelanas Oxford Porcelanas disse:

    Olá Cleiber, você pode conferir o preço dos Ramequins diretamente em nossa loja virtual através do link http://www.oxfordporcelanas.com.br/ramequin-50ml-branco/p. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook