Renda-se às rendas da Oxford

06 setembro 2017 Inspirar-se

Quem disse que designer quando tira férias se desliga completamente da sua profissão? A inspiração está em todo lugar, desde a beleza exótica da natureza a museus que trazem a história.

Floreal Bilro, da Oxford Daily.

Floreal Bilro, da Oxford Daily.

 

O artesanato brasileiro é uma rica fonte de inspiração para adornar os modelos de pratos da Oxford. Quando é possível ver de perto o trabalho de hábeis rendeiras, a emoção é indescritível mesmo quando esse nobre trabalho foi visto depois que a decoração já fora desenvolvida. Foi o caso da decoração Bilro, lançada no início do ano de 2015. Nas minhas férias no final do mesmo ano em Florianópolis, visitei a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, onde essas artesãs produzem e comercializam as rendas de Bilro, herança de colonizações europeias repassada de geração a geração.  Existe um projeto bem bacana na região denominado “A cultura da Renda de Bilro em Florianópolis: resgate histórico-geográfico”, com o apoio da Secretaria da Cultura (SECULT) da Universidade Federal de Santa Catarina que tem o intuito de preservar sua história e enfatizar seu papel singular na formação da referida região.

À esquerda, a renda de bilro. À direita, o Floreal Bilro da Oxford Daily. Foto: Equipe Oxford.

À esquerda, a renda de bilro. À direita, o Floreal Bilro da Oxford Daily. Foto: Equipe Oxford.

A renda é bastante valorizada. Além de ser um tema utilizado em algumas decorações do nosso portfólio, essa técnica milenar é bastante procurada por designers de moda, utilizada no design de interiores e até no design de produtos. Uma das decorações consagradas no portfólio da Oxford Daily é a Renda. Com um composé de encher os olhos, ela ganha corações por causa da sua beleza e a cor vibrante. Difícil não querer ter ao menos uma peça em casa para aquela ocasião especial hein?

Floreal Renda, da Oxford Daily.

Floreal Renda, da Oxford Daily.

 

Quando buscamos tendências para a criação de decorações, um dos universos que pesquisamos é o da moda. Acompanhamos desfiles que ditam cores, padronagens e, seguindo algumas idealizações, desenvolvemos a “roupa para o prato”. Sem dúvida, a decoração Dama de Honra é nobre com o detalhe da renda em cobre, que proporciona mais sofisticação à peça.

Flamingo Dama de Honra, da Oxford Porcelanas. Uma louça linda que já foi tema de um post aqui no blog.

Flamingo Dama de Honra, da Oxford Porcelanas. Uma louça linda que já foi tema de um post aqui no portal.

 

Outra decoração inspirada no tema renda é a decoração Flor de Lis. Nessa padronagem foi utilizada a repetição da flor formando uma renda sobre o prato. O vermelho é uma cor moderna e transforma a renda antiga em uma decoração contemporânea sem perder a memória afetiva.

Flamingo Flor de Lis, da Oxford Porcelanas. Saiba mais sobre essa decoração aqui

Flamingo Flor de Lis, da Oxford Porcelanas.

 

Você pode adquirir essas peças na Loja Virtual da Oxford.

 

Por: Cristiane Pereira

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *