Risoto de Cogumelo Paris

Fazer risoto é uma daquelas coisas que te transformam em chef. Por mais que seja uma receita relativamente fácil, daquelas que dependem mais dos ingredientes (que precisam ser bons) que você escolhe, tem um modo de preparo que precisa ser seguido à risca.

risoto de cogumelo paris

Por aqui, estamos numa fase de testar algumas receitas sem carne, descobrir os sabores que a natureza dá pra gente e assim foi esse risoto! Sem nenhuma proteína animal e incrivelmente delicioso, tanto que não sobrou nadinha na panela, rs…

Então vem anotar como fazer essa delícia!

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 3 xícaras de caldo de legumes
  • 1 cebola pequena
  • 150g de cogumelo paris
  • 200g de queijo grana padano
  • 1/2 xícara de espumante (pode substituir por vinho branco)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Como você vai fazer:

  1. Limpe bem os seus cogumelos com um pano limpo e úmido. Nunca lave, pois eles absorvem muita água e podem acabar ficando molengos e sem gosto.
  2. Em uma panela, refogue a cebola cortada em cubos pequenos em um fio de azeite. Quando a cebola estiver transparente, adicione o cogumelo cortado em fatias finas e refogue tudo até que os cogumelos comecem a escurecer.
  3. Reserve o refogado e na mesma panela, adicione o arroz e deixe fritar um pouquinho.
  4. Adicione o espumante e quando ele começar a reduzir, vá adicionando aos poucos o caldo de legumes, mexendo sempre. O ideal é adicionar o caldo aos poucos, para que você não chegue no ponto do arroz e tenha muito caldo na panela, mas é importante que ainda fique um pouco para deixar o risoto bem cremoso.
  5. Quando o arroz estiver bem macio, adicione o refogado de cogumelo e a manteiga. Por último adicione o queijo ralado e sirva logo em seguida.

Como fazer risoto de cogumelo

Outro segredinho é nunca, nunca parar de mexer, então vá para cozinha com paciência. E claro, eu sempre prefiro preparar para comer logo em seguida, assim ele mantém a cremosidade.

Na Minha Panela

Esse post é uma receita do blog naminhapanela
Uma vez por mês você vai encontrar aqui no blog uma receita exclusiva da Cami e do Rafa. Veja as todas as receitas clicando aqui e não deixe de acessar o blog para conhecer muuuitas outras delicinhas. 🙂

Deixe um comentário

2 respostas para “Risoto de Cogumelo Paris”

  1. sempre acompanhando e gostando dos conteúdos postados por este site,parabéns,principalemente pelo tema (layot) que é diferenciado

  2. Zenice disse:

    Fizemos hoje (domingo) ficou divino!! Não sobrou nada….

    Adoro suas receitas, agora vou fazer as bruschetas, hummm

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook