Seis décadas de história

Numa trajetória que em 2013 completa 60 anos, vários foram os produtos que se tornaram referência de inovação, de melhoria de processos ou de design na Oxford.

Para contar um pouco mais sobre essa história, separamos alguns fatos históricos que listamos abaixo com imagens e fotos. Esses acontecimentos estão separados por décadas, e ajudam a contar um pouco da história da Oxford:

Anos 50: Na recém inaugurada ICOL – Indústria Cerâmica Oxford Ltda, predominava a pintura manual na decoração das peças, que eram em sua maioria ocas, como bules, açucareiros e saleiros.

Anos 60: Prestes a completas 10 anos, e com uma expertise maior na produção de peças de cerâmica através da fundição manual, a Decoração Trigo foi um dos destaques daquela geração, devido a utilização do decalque que predominava também entre as outras decorações.

Anos 70: Toda a linha sofre uma drástica racionalização, sendo oferecido apenas uma pequena variedade de produtos e decorações devido ao foco em produtos de baixo preço. A Decoração 117 foi o grande destaque, sendo decorada através do processo serigráfico e produzido em tornos roller, que além de pratos produzia também xícaras, os únicos produtos de maior parte desta década.

Anos 80: Tamanho foi o sucesso da Decoração Grés, é provável que ainda hoje você encontre ele na casa de nossas avós. Essa decoração só é possível graças ao desenvolvimento de novos esmaltes reagentes, que proporcionavam belas peças com decorações únicas e levemente granuladas, garantindo um efeito estético muito interessante. Na década de 1980 também é marcada por ter deixado de lado o foco na produtividade, apostando na variedade de decorações e formatos.

Anos 90: Essa década foi marcada pela grande evolução tecnológica em todos os processos produtivos, desde as prensas isostáticas, aos fornos de queima rápida e a tampografia, processo de impressão de alta qualidade onde é possível a produção de decorações com mais detalhes, como a Cena Inglesa.

2400GF-ManhattanA

Anos 2000: O início desta década foi marcado com a entrada no mercado da porcelana, que envolveu toda uma mudança visual e de posicionamento, onde a marca e a razão social passou a levar a assinatura Oxford Porcelanas.

Nova logomarca e da Oxford que passou a se chamar Oxford Porcelanas

Com foco no design, os lançamentos desta década inovam nas decorações, principalmente com a quebra de paradigmas e a aposta em pratos com formatos diferenciados, quadrados e ovais (linhas Quartier e Loop), são as grandes marcas desta década, além do lançamento da Oxford Crystal, que tem a unidade fabril na cidade de Pomerode.

oxford_crystal_Linha_7000_Classic

2013: Lançamento da exclusiva coleção de produtos assinada pelo designer internacional Karim Rashid, um projeto que faz com que a marca assuma um posicionamento mais jovem no mercado.

2013_Karim

Aproveite para assistir ao vídeo institucional da Oxford Porcelanas, conheça um pouco mais sobre a fábrica, processos produtivos, coleção de produtos e muito mais:

http://www.youtube.com/watch?v=q5KKvzCszYQ

Deixe um comentário

13 respostas para “Seis décadas de história”

  1. Adorei essa incrível aula sobre porcelana e cristal.
    Trabalho com a decoração em porcelana há mais de 20 anos com muito amor e agradecimento , pois foi com o fruto desse trabalho gratificante que consegui realizar a maioria dos meus sonhos.
    Parabéns à Oxford que como eu é uma sexagenária.

  2. Belas porcelanas! São de muito bom gosto! Acredito que ficariam bem elegantes em minha cozinha! Obrigado!

  3. ágatha sampaio disse:

    Olá! Nossa fiquei babando por essas porcelanas. Tenho algumas peças da coleção Cena Inglesa, mas vou te contar, como é impossível encontrar o jogo inteirinho, que nem o da foto! Vou de loja em loja e não acho nada! Alguém pode me dizer como adquirir? Agradeço! 🙂
    Abraços!

  4. Bruno Grossl Bruno Grossl disse:

    Olá Ágatha, a decoração Cena Inglesa é produzida pela Biona, nossa marca que produz peças em cerâmica. Você pode encontrar este produto na loja virtual da marca: http://www.biona.com.br/loja/loja/cena-inglesa/
    Obrigado pelo contato! 🙂

  5. Rogerio Ramos disse:

    OLa, nossa estou atras desses pratos a quase dez anos, lembrança da casa de meus avos pois os mesmo ja faleceram pois a unica lembrança eram esses pratos no qual eu almoçava aos domingos , são esses brancos com folhinhas azuis ao redor deles Decoraçao Trigo gostaria de compra- los . Como faço ?

  6. Vasco Caldeira disse:

    Prezados

    Gostaria de encontrar à venda pratos e outras louças da linha Daily com motivo de trevos, monocromáticos, meu sítio é inteirinho dessas louças e gostaria muito de fazer reposição. Onde poderia encontrar? Foram compradas em Minas Gerais, no máximo dez anos atrás, mas até mais recentemente ainda se viam. Se eu pudessepublicaria aqui uma foto.
    Muito grato

    Vasco Caldeira

  7. Olá Vasco Caldeira, você encontra todos os produtos em linha da marca Oxford Daily em nossa loja virtual http://loja.oxfordporcelanas.com.br/categoria/daily/. Obrigada pelo contato! 🙂

  8. zaini maria scremin cramer disse:

    Olá, sou apaixonada pela linha gres, ainda os tenho em uso na minha casa. Gostaria que vocês me indicassem onde posso encontrar peças para reposição. Obrigado!

  9. Roberta disse:

    Amo a porcelana anos 90 cena inglesa. Já tenho algumas peças, mas gostaria de adquirir todas as peças igual a foto que foi publicada. Por favor, onde consigo comprar o jogo completo?
    Obrigada.

  10. Andrea Duarte disse:

    Sou apaixonada pela porcelana cena inglesa, porem nao encontra-se mais o aparelho de chá, apenas xicaras e pratos.

    Onde encontrar o aparelho de chá, comtodas as peças?

  11. Maria Marlene Landim da Silva disse:

    sou apaixonada pela porcelana cena inglesa, porem não encontro o aparelho de chá, já tenho o aparelho de jantar.

  12. Jardel Gomes disse:

    Olá! Boa noite! Me chamo Jardel e gostaria de saber se existe a possibilidade de encontrar para comprar um aparelho de jantar oxford da série Grés. ( os marrons) na casa da minha avó tinha um e eu o adorava! Grato!!!

  13. Oxford Porcelanas Oxford Porcelanas disse:

    Olá Jardel, a linha Grés esta fora de produção a muitos anos e por isso não temos mais nenhuma peça em estoque. Obrigada pelo contato e pelo interesse em nossos produtos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook