Um brinde!

Tão comum nas comemorações especiais, ou então no réveillon que se aproxima, que tal conhecer um pouco mais sobre o espumante?

_IGP6886-Editar

Os espumantes são divididos em diversos tipos, dependendo do país de origem ou da quantidade de açúcar. Os que levam o nome champagne, são exclusivamente os vinhos espumantes produzidos na França, numa região chamada justamente de Champagne, sendo que existe até legislação dizendo que produtos de outras regiões do mundo não podem levar este nome. Para comparação, o espumante é chamado de Prosecco na Itália e na Espanha, Cava.

A classificação mais importante para definir o melhor espumante não é o nome, e sim a quantidade de açúcar na bebida. Os Extrabrut/Brut são os mais secos (e mais difíceis de serem encontrados, pelo menos no Brasil), e os Doces são os mais populares por aqui. Veja uma tabela com as categorias de acordo com a quantidade de açúcar por litro:

Outra característica importante é o tipo de uva utilizado na fabricação. Os espumantes podem ser feitos de diversos tipos de uvas brancas ou tintas, como por exemplo o champagne francês, que é feito de uvas tintas Pinot Noir e Pinot Meunier e a uva branca Chardonnay. Essa combinação de uvas é a mais comum entre os espumantes, mas também existem os rosados e tintos, sendo que o italiano Lambrusco é o mais famoso entre eles.

Agora que você já sabe como escolher o espumante ideal, que tal escolher as taças? A Oxford Crystal tem diversos modelos que vão deixar sua comemoração bem mais especial, confira algumas sugestões:

Estas (e muitas outras) taças podem ser encontradas em nossa loja virtual (que você acessa clicando aqui). É só escolher o modelo que você mais gostou, e brindar!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook