O ato de brindar: um pouco de história e amor!

A origem da palavra brinde apresenta versões contraditórias ao seu efeito nos dias atuais. Para exemplificar esta afirmação, vamos entender, primeiramente, a derivação da palavra. Alguns historiadores afirmam que sua origem etimológica vem da Alemanha, da expressão “ich bring dir’s“, algo traduzido como “bebo por ti”, enquanto outras fontes atribuem à cidade de Brindisi, localizada no sul da Itália.

O ato de brindar remota aos tempos da antiguidade, durante as tréguas de guerras entre os reinados, nas quais o imperador que proclamava o estado pacífico tomava a primeira taça, evidenciando a não contaminação da bebida. Sim! Antigamente, brindar era sinônimo de envenenamento, pois se considerava uma das formas mais fáceis para atingir um inimigo. Outros vestígios desta época indicam que o brinde era uma forma de se desejar “boa sorte”. Daí surgiu o hábito de também desejar “saúde”, em função do alto risco de intoxicação das pessoas devido ao mau condicionamento e higiene dos alimentos. Uma teoria mais romântica e poética acredita que o ato de tilintar as taças iniciou com o deus grego do vinho, chamado Dionísio. Segundo esta afirmação, ao degustar a bebida, todos os cinco sentidos são acionados, tornando esta experiência completa e única.

brinde-casamento

Foto: Cinthia Miranda Fotografia

Nos casamentos, a ação de brindar remete à felicidade dos noivos, a nova vida a dois e o desejo de muita prosperidade conjugal. Este é o momento de maior descontração da cerimônia, expressado por muitos sorrisos e afetos entre os noivos, seus pais, padrinhos e demais convidados.

Para abrilhantar esta ocasião, deixando-a ainda mais terna e feliz, sugiro abaixo alguns modelos de taças, todos produzidos artesanalmente pela Oxford Crystal:

– os noivos clássicos, que desejam requinte e sofisticação na hora do brinde, podem optar pelas taças das linhas “Celeste”, “Cidade da Garoa”, “Bienal” ou “Baronesa”. No meu casamento, usei as taças da linha “Cidade da Garoa”, dando um toque ainda mais especial neste momento, que foi capturado pelas lentes dos fotógrafos Alex e Cinthia Miranda:

taças-brinde-casamento

Foto: Cinthia Miranda Fotografia

– já os noivos que não dispensam o estilo moderno e as tendências cosmopolitas, as indicadas são as taças desenhadas pelo designer Karim Rashid, da linha “Pike”. Nesta categoria, também podem ser incluídas as das linhas “Nascente”, “Majestic” e “Renascence”.

Todas elas você encontra também em nossa loja virtual. Confira, clicando aqui.

Saúde ao amor e tim-tim pela vida!

Deixe um comentário

Uma resposta para “O ato de brindar: um pouco de história e amor!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentar com facebook